Consultar Renavam pela placa de um carro é uma tarefa simples, principalmente quando se opta pelos sites virtuais como uma boa assistência e referência. Com o passo a passo é possível encontrar os meios mais rápidos e seguros para comprar um carro alugado e descobrir se há irregularidades no automóvel. Veja agora mesmo Tudo sobre o Renavam.
Também conhecido como Registro Nacional de Veículos automotores, o Renavam é um sistema inicialmente desenvolvido pelo Serviço federal de processamento de Dados (SERPRO), envolvendo todo a região nacional. A sua principal finalidade é reportar e anotar todos os veículos do país. Está constantemente envolvido com o Detran e o Denatran.
Nesta área o Detran é a unidade responsável por efetuar os serviços do Renavam. O Denatran é a unidade central envolvente.
Assim como os cartões de identificação, RG e CPF, o Renavam também apresenta um histórico, que mostra o dia de sua fabricação, características do veículo como: cor, tamanho, marca, multas, licenciamento, emplacamento, mudanças de proprietários e furtos..
O primeiro sistema de emplacamento do Brasil foram criados por volta de 1901, quando os primeiros carros a motor começaram a obter registro, foi até 1940.
Todas as placas apresentavam as mesmas características, sendo pretas com as letras brancas. Podiam ser divididas em duas categorias A (alugado) e P (particular). A quantidade de números podiam variar de 1 à 5 dígitos.
O sistema seguinte envolvia apenas números, utilizado até 1969. Mais adiante houve a criação das placas intituladas na época como “Paulistinhas”, neste sistema as placas se iniciavam com a letra S, seguidas da letra que indicava a região administrativa. O sistema seguinte era o alfanumérico que era caracterizado por duas letras iniciais e quatro números secundários. Com o passar do tempo tais procedimentos foram atualizados. Por volta de 1990 deu-se o sistema de três letras e quatro números.
Em 1990 as placas que na época utilizavam a cor amarelo passaram a utilizar o cinza e preto em sua representação.
O Renavam foi criado em 1967.
Atualmente as consultas de Renavam podem trazer vantagens ao alugar ou comprar um carro, principalmente por estar ligado com o histórico. É em geral uma maneira de segurança e de ter certeza que a compra do veículo é válida.
Em caso de veículos usados é de extrema importância assegurar que os mesmos não são roubados e que não há alguma restrição.
Lembre-se que um carro irregular pode ser apreendido no futuro.
Em alguns casos de roubo a placa do carro não coincide com o modelo do veículo, se algo similar acontecer é importante reportar a polícia. O mesmo vale para qualquer veículo.
É obrigação do vendedor entregar o número de Renavam, que atualmente apresenta 11 dígitos, caso isso não ocorrer você tem o direito de solicitá-lo.
É possível encontrar alguém que está procurando, se tiver o número do Renavam o endereço poderá ser informado. Em alguns casos são mostrados os principais dados como nome, gênero e CPF do proprietário.
O dígito do Renavam pode ser encontrado no topo do certificado de licenciamento do veículo. Em documentos de transferência de automóveis ele também pode ser encontrado.
Não, o Renavam não tem qualquer alteração mediante a diferença que há em cada veículo. Um carro, um caminhão e uma moto passam pelo mesmo sistema e têm o mesmo cartão de comprovação, é importante saber esse fator.
É importante estar atento para não confundir os dígitos do Renavam com o código de marca e modelo, também conhecido por “Chassi”.
O código de marca e modelo tem o objetivo de identificar a versão do automóvel. O Renavam funciona como identificador burocrático.
Em caso de compra e venda de veículos, mesmo sendo proprietário ou comprador, é importante consultar as taxas de multas.
O acompanhamento é fundamental para não haver falta de controle nos pagamentos e dessa maneira seu automóvel não será apreendido.
Uma confirmação dos problemas causados pelas multas é o licenciamento, portanto, sua renovação não acontece de maneira automática, podendo demorar meses para ter o veículo em mãos novamente. É importante cuidar principalmente com os descumprimentos de leis de trânsito.
É improvável que o veículo que esteja procurando não possa ser encontrado pelo Renavam, principalmente porque este sistema envolve todos os automóveis do Brasil.
Então não se preocupe, o carro que está procurando deve ter um registro de identificação e autorização.
Tenha atenção total aos registros gerais antes de fazer qualquer compra.
O Renavam não pode ser transferido para outro veículo, e não pode ser utilizado mesmo depois do automóvel ser descartado.
Por estar ligado aos processos de produção de cada veículo os serviços de consulta de Renavam acabam sendo muito seguros. Os registros gerais acabam organizando todo os automóveis de cada estado, com divisões de marca e data de fabricação.
É importante saber que o Renavam não é um documento....
Então sim, os serviços de Consulta de Renavam são realmente seguros.
O código Renavam é um número de 11 dígitos (atualizado em 2013) que cada veículo tem, sendo sua referência dentro dos sistemas centrais. Inicialmente era composto por 9 dígitos (o primeiro era o identificador das regiões).
Atualmente os primeiros dois dígitos são para identificar o estado onde o automóvel é feito.
A principal vantagem de consultar Renavam pela placa de um carro está em poder descobrir se há quaisquer irregularidades no veículo mesmo não tendo os documentos de identificação.
Consultar Renavam pela placa de um carro é uma maneira de ter certeza da procedência do automóvel, seja ele, moto, carro, caminhão ou qualquer outro;
É importante incluir o Renavam nas consultas de infrações por tratar-se de uma questão de segurança, uma maneira de ter a certeza que suas taxas de multas serão menores, e em alguns casos até mesmo facilita a venda do veículo.
Incluir o Renavam nas consultas de infrações também irá prevenir que você pague contas de outros veículos, principalmente por alguns proprietários acabarem por digitar uma letra ou número errado.
Existem muitas irregularidades que podem ser mostradas no Renavam, sendo principalmente discumprições de leis de trânsito:
Caso tenha perdido o documento do Renavam você pode pedir uma 2° via. Para que isso ocorra é necessário fazer uma declaração no Detran. Neste caso é importante apresentar alguns documentos como RG, CPF e comprovante de residência.
Se deseja consultar Renavam pela placa de um carro você veio ao local correto. Onde lhe auxiliaremos com todo o procedimento em passo a passo.
Com o número do Renavam você pode descobrir todas as pendências do veículo que deseja alugar ou comprar, desta maneira evitando maiores complicações futuras.
Se ainda não entendeu, veja o vídeo!