Nos últimos anos a frota de veículos em todo o Brasil mais que dobrou. Isso foi possível graças a incentivos fiscais e baixas taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras.
Mas atualmente os consumidores estão trocando a compra do veículo novo por um seminovo ou usado. Os motivos para essa mudança são: preços mais acessíveis na aquisição do bem, condições melhores de pagamento, impostos e taxas menores.
Efetuar a aquisição de um veículo seminovo ou usado é muito mais vantajoso, mas os futuros proprietários devem ficar atentos com os riscos em se comprar um veículo de um terceiro.
O Estado do Maranhão registra atualmente mais de 1 veículo roubado ou furtado por hora. Diversos são recuperados pela autoridades, mas os não encontrados são destinados ao mercado ilegal de autopeças e para a clonagem de veículos.
Atualmente existem diversas quadrilhas especializadas no roubo e na clonagem de automotores. A clonagem é feita com ajuda de funcionários do Departamento de Trânsito que passam as informações de um veículo parecido com o roubado para que seja feita a cópia. Esse veículos irregulares são inseridos de volta no mercado de usados e seminovos.
Neste texto iremos informar mais sobre a Consultar Chassi no Detran MA, qual a sua importância, como e onde fazê-la, suas vantagens e muito mais! Não deixe de ler!
A numeração do Chassi foi criada na década de 50 nos Estados Unidos da América, e teve como objetivo principal tornar o automóvel único, igual o CPF é para nós brasileiros. A Sequência numérica codifica e torna o veículo único, facilitando assim a identificação nos casos de roubos e furtos. No Brasil o nome oficial da sequência numérica do Chassi é Número de Identificação do Veículo (NIV).
Sua padronização só foi realizada a partir da década de 70 com a certificação ISO. A sequência numérica do Número de Identificação do Veículo contém 17 caracteres, que informam os seguintes dados:
Cada caracter da numeração do chassi possui uma definição e ela é dividida em blocos para facilitar a identificação. Confira abaixo a explicação sobre cada um destes bloco.
A responsabilidade de definir e seguir as normas da ISO são as montadoras de veículos. A numeração utilizada para identificar o veículo fabricado no Brasil é 9A-9E e 93-99.
O chassi como conhecemos, na verdade é a estrutura principal do automóvel. Nele são fixadas todas as partes do automóvel como a lataria, motor, suspensão, rodas, etc.. As empresas que montam os veículos definem e gravam o NIV durante o processo de fabricação e montagem do automóvel, respeitando sempre o padrão mundial definido pela ISO. O NIV é gravado no chassi dos veículos com objetivo de dificultar possíveis fraudes e roubos de veículos, por se tratar da parte principal do automotor, ela dificilmente será substituída.
O NIV pode ser encontrado em diversas localidades no veículo, pode-se verificar no motor do veículo, vidros, região do parabrisa, adesivo nas portas, embaixo do assento do carona, tudo isso são medidas para tentar minimizar as fraudes e cópias de veículos.
Antes de efetuar a compra de um veículo, peça o NIV, Renavam e Consultar Chassi no Detran MA. Tenha a certeza de que está efetuando a compra de um veículo regularizado e em dia com todas as obrigações tributárias.
Atualmente existem diversas formas de Consultar Chassi no Detran MA, seja utilizando os serviços do Departamento de Trânsito do Maranhão ou de uma empresa especializada como o website Consulta pela Placa. Neste item iremos informar todas as melhores formas de fazer a Consultar Chassi no Detran MA, acompanhe:
Consultar Chassi no Detran MA - Empresa especializada:
O site Consulta Pela Placa disponibiliza de maneira fácil, rápida e eficaz a Consultar Chassi no Detran MA. Pode-se obter diversas informações sobre o veículo e de seu proprietário. Listamos abaixo algumas delas, acompanhe:
Acompanhe abaixo como utilizar essa solução de pesquisa veicular.
Quando o PagSeguro concluir todo o processo financeiro da compra da consulta, você receberá um e-mail automaticamente informando que toda a consulta está pronta, verifique sempre seu lixo eletrônico e caixa de spam;
Consultar Chassi no Detran MA - Em uma unidade de atendimento do Departamento de Trânsito:
O Departamento de Trânsito do Maranhão disponibiliza a todos os proprietários a Consultar Chassi no Detran MA em seu website, a pesquisa pode ser realizada a qualquer momento por qualquer pessoa. Por medida de segurança, o Detran MA não disponibiliza todas as informações do veículo e de seu proprietário, essa medida é para tentar combater fraudes de veículos no Estado.
Para fazer a Consultar Chassi no Detran MA, basta seguir o passo a passo descrito abaixo. Acompanhe:
Consultar Chassi no Detran MA - Posto de Atendimento do Departamento de Trânsito:
O Departamento de Trânsito do Estado do Maranhão também disponibiliza a Consultar Chassi no Detran MA de forma gratuita. Para fazê-la o pesquisador deve comparecer a qualquer unidade de atendimento do Detran. Para saber mais sobre como localizar uma unidade de atendimento do Detran, veja o passo a passo abaixo:
Antes de sair de casa, certifique de que está em posse de todos os documentos necessários para essa verificação (documento oficial e válido com foto do proprietário e documento do veículo). Se o pesquisador da consulta for um terceiro, este precisará apresentar também uma procuração específica registrada em cartório. O Departamento de Trânsito exige esse documento como medida de segurança para evitar fraudes.
Criamos esse tópico para que as pessoas que ainda possuem dúvidas sobre os motivos de se Consultar Chassi no Detran MA tirem suas dúvidas e esclareça sobre a importância de fazer essa verificação. Acompanhe:
Verificar danos na estrutura do veículo: Muitas vezes os veículos que estão a venda foram objeto de sinistros. A Consultar Chassi no Detran MA têm o objetivo de informar para o futuro proprietário se o automóvel esteve envolvido em algum acidentes para que ele possa analisar e verificar se houve algum dano na estrutura do carro que possa comprometer a sua segurança.
Verificar alteração nas características de fábrica: Muita pouca gente se importa em fazer esse tipo de verificação na hora de comprar um veículo usado. Com a Consultar Chassi no Detran MA é possível saber se houve alguma alteração das características do veículo de fábrica, como a mudança do motor, suspensão, rodas, etc.. Todos esses itens que citamos (poucos) são muito importantes para a segurança do veículo e de quem transitar nas vias públicas, portanto faça a verificação e tenha a certeza de que seu veículo está apto a trafegar.
Informar-se o veículo não é objeto de roubo ou furto: Deixamos o mais importante para o final e criamos um tópico específico para esse item.
Pouca gente se atenta para essa verificação, saber se o veículo não é fruto de um roubo ou de clonagem de automóveis é muito importante, todo cidadão consciente se preocupa em Consultar Chassi no Detran MA antes de comprar qualquer tipo de veículo seminovo ou usado.
Caso venha a comprar um automóvel roubado ou clonado, e este seja identificado pelas autoridades brasileiras, você pode ser autuado pela justiça para prestar esclarecimentos sobre o fato, além de perder o veículo por ser fruto de um roubo.
Consultar Chassi no Detran MA é indicada para a compra de veículos seminovos ou usados de terceiros (quem você não conhece, confia, etc.) e também por não ter o conhecimento da origem do automóvel.
Os criminosos que praticam os crimes de roubo e clonagem de veículos são extremamentes especializados. Após roubarem o automóvel, a primeira coisa que fazem é adulterar a numeração do NIV e fraudar documentos. Fazem isso para dificultar a busca e apreensão pelas autoridades. Os documentos fraudados são obtidos com ajuda de alguns funcionários do próprio Departamento de Trânsito do Maranhão.
Por isso faça a Consultar Chassi no Detran MA para que tenha a certeza de estar comprando um veículo regulamentado e em dia com todas as obrigações tributárias. Caso faça a Consultar Chassi no Detran MA e o NIV do veículo não existe, quando isso acontecer pode ser um caso de fraude, na dúvida vá até uma unidade de atendimento do Departamento de Trânsito e se informe.