Consulta Multas no Detran RS


Por acaso você já foi surpreendido ao consultar e saber qual é a pontuação de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH)? Diversos motoristas do Brasil são pegos de surpresa por não realizar a Consultar Multas de Veículo no Detran RS. Veja neste post o porque, suas vantagens e como realizar esta consulta.


Por que devo fazer a Consultar Multas de Veículos no Detran RS?

Toda infração de trânsito feita por um motorista e registrada por um agente de trânsito ou pela Polícia, são penalizadas com a emissão das multas. Cada motorista habilitado com a Carteira Nacional de Habilitação tem o direito de somar até 20 pontos em sua CNH. Caso sua pontuação chegue no limite ou ultrapasse a pontuação máxima, o mesmo perde seu direito de dirigir. Mesmo assim diversos motoristas continuam a transitar em vias públicas mesmo com a CNH suspensa.


As multas aplicadas são divididas em quatro categorias e cada uma possui um número específico de pontos perdidos na Carteira Nacional de Habilitação. Acompanhe abaixo e entenda melhor sobre as infrações e seus pontos:


  • Infração leve: perda de 3 pontos;
  • Infração média: perda de 4 pontos;
  • Infração grave: perda de 5 pontos;
  • Infração gravíssima: perda de 7 pontos;

  • Caso a pontuação do motorista chegue a 20 pontos, não há como negociar ou abater. O documento fica automaticamente bloqueado impedindo ao condutor de dirigir qualquer veículo.


    Com o novo modelo adotado pelo Brasil, as multas Gravíssimas tem agora o fator multiplicador que é aplicado caso o motorista venha a cometer a mesma infração dentro de um ano. Fique atento e sempre realize a Consultar Multas de Veículos no Detran RS.


    Como e onde Consultar Multas de Veículos no Detran RS:


    Lembre-se! A obrigação de acompanhar a pontuação para que ela não ultrapasse o limite estabelecido pelas autoridades é do motorista do veículo. Alegar não saber que sua pontuação chegou ou ultrapassou o limite não irá retirá-las para reaver seu documento.


    Existem algumas formas para que o motorista realize a Consultar Multas no Detran RS. São elas:


    Dirigir-se pessoalmente a um posto de atendimento do Detran:

    O motorista pode ir pessoalmente a qualquer posto de atendimento do Departamento de Trânsito de seu Estado, o Detran e realizar a consulta. Para isso será preciso levar o documento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


    Esta verificação só ocorrerá para o motorista proprietário do documento. Nos casos de terceiros realizarem esta consulta, o portador deverá fazer uma procuração específica devidamente registrada em um cartório.


    Acessando o site do Detran do Rio Grande do Sul:

    É possível Consultar Multas no Detran RS e verificar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação de forma simples e prática sem sair da sua residência ou trabalho, acessando o website do Detran do Estado do Rio Grande do Sul. Siga o passo a passo abaixo para aprender como fazer esta consulta.

  • Digite no seu navegador de internet o endereço eletrônico do Detran RS - http://www.detran.rs.gov.br/;
  • Ao acessar o site poderá verificar uma aba no início da página principal com o nome “Consulta de CNH”;
  • Clique nesta opção e irá abrir uma janela solicitando o número de sua Carteira Nacional de Habilitação;
  • Após preencher com os dados, basta clicar em pesquisar que será direcionado para uma página que informará todos os dados e débitos referentes a esta pesquisa;

  • O que acontece se o condutor tem sua carteira cassada?


    Ao atingir a pontuação máxima estabelecida (20 pontos), a Carteira Nacional de Habilitação do condutor estará cassada automaticamente. Ou seja, ocorre uma suspensão e proibição de dirigir qualquer veículo nas vias públicas, por isso sempre faça a Consultar Multas no Detran RS para se informar e não ter este direito suspenso.


    A CNH fica bloqueada por um período de 1 ano. As autoridades brasileiras também exigem que o motorista realize um curso de reciclagem para reaprender sobre as leis de trânsito. Estes cursos são geralmente ministrados por instituições registradas pelo Detran. Caso o motorista for pego dirigindo com a CNH cassada, ele ficará 2 anos sem poder dirigir.


    Para o Detran quando o motorista chega a este ponto, ele não está mais apto a dirigir conforme as leis, ou por estar desatualizado das leis ou não tendo o conhecimento esperado. Sendo assim necessário o retorno a sala de aula para voltar a estudar e ter o conhecimento das normas e leis de trânsito.


    Estas aulas são ministradas por escolas devidamentes registradas pelo Detran do seu Estado. O total de horas deste curso é de 30 horas de aulas teóricas com as matérias de legislação, regras de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e mecânica básica.


    Ao finalizar o curso, será aplicada uma prova escrita. Caso o motorista tenha um processo judicial, é necessário fazer um teste presencial na Escola Pública de Trânsito no Detran. Em qualquer um destes casos é necessário ter uma nota igual ou superior a 70% para ser aprovado.


    Nos casos de reprovação do teste, o motorista poderá fazer o teste novamente, mas caso reprovado pela segunda vez, deverá refazer o curso.


    Qual é o vencimento dos pontos da CNH?


    Independente do tipo da infração cometida pelo motorista, o prazo para expirar os pontos é de 12 meses, após passado este prazo o Detran irá retirar do sistema automaticamente a pontuação referente à infração. Caso ainda tenha dúvida sobre este assunto, fizemos um exemplo para ajudá-lo a compreender melhor. Siga abaixo:


    Motorista levou uma multa leve (perda de 3 pontos) no dia 01/01/2017. A pontuação referente a esta infração só será retirada de sua CNH no período de 12 meses, ou seja, dia 01/01/2018.


    É possível retirar pontos na carteira na justiça?


    Algumas situações permitem o motorista abrir um processo contra o Departamento de Trânsito com o objetivo de remover a infração e a pontuação de sua Carteira Nacional de Habilitação. O motorista deverá apresentar diversas evidências que comprovem que a infração não aconteceu, o Detran irá avaliar, e caso comprove que está indevida, a multa e pontos serão retirados do condutor e veículo.


    Fique atento! Existe um prazo específico para o motorista recorrer às infrações. Nos casos em que a multa foi aplicada, mas o veículo está sendo conduzido por outro condutor, o motorista deverá preencher um formulário com os dados do real motorista, e enviar ao Detran dentro do prazo.

    O motorista que quiser recorrer de uma multa deverá procurar a Junta de Defesa Prévia do Detran, o endereço pode ser obtido no website do Detran, em um posto de atendimento da entidade ou por meio de uma ligação telefônica. Chegando ao atendimento da Junta, o motorista deverá levar os documentos do veículo e CNH, preencher um formulário descrevendo o fato e anexar as evidências que comprovem que a multa gerada foi irregular.


    Em quais situações é possível Consultar Multas de Veículos no Detran RS?


    A responsabilidade de acompanhar a pontuação é inteiramente do motorista, por isso é sempre importante estar sempre informado e Consultar Multas de Veículos no Detran RS.

    Existem diversas situações que podem tornar a vida do motorista mais fácil e descomplicada quando se faz ao Consultar Multas de Veículos no Detran RS. São elas:


    Proibição de dirigir:

    O motorista pode se deparar uma uma blitz de trânsito realizada pela polícia ou pelo agente de trânsito. Ao ser parado a autoridade irá solicitar os documentos do veículo e a CNH do motorista. Quando a fiscalização verificar a Carteira Nacional de Habilitação do condutor e vê que possui 20 pontos ou mais, é aplicado de imediato as penalidades na forma da lei.


    O policial ou agente de trânsito irá confiscar a CNH do motorista e enviá-la para o Detran, com o intuito de não permitir que o mesmo volte a dirigir em vias públicas. A partir daí, o motorista fica incapaz de conduzir qualquer veículo, e caso seja pego dirigindo sem a CNH por ela estar suspensa, receberá a punição de 2 anos sem poder conduzir veículos.


    Caso durante esta fiscalização de rotina o motorista tenha um passageiro devidamente habilitado a dirigir, este poderá conduzir o veículo. Também será possível chamar uma pessoa até o local para conduzir o veículo até o seu destino. Nos casos em que não há pessoa habilitada para conduzir o veículo, o mesmo será rebocado do local até um pátio do Detran, e ficará preso até a realização do pagamento de todas as taxas (reboque, etc.) e multas (aplicadas no local e anteriores).


    É sempre bom lembrar que as infrações do motorista são dívidas com o departamento de trânsito, e caso não sejam quitadas podem travar alguns processos administrativos do próprio Detran. Tais como:


  • Não será impossível fazer a retirada de uma segunda via da Carteira Nacional de Habilitação;
  • Não poderá retirar a segunda via do documento do veículo ou mesmo um novo emplacamento;
  • Não poderá alterar o nome do proprietário, ou seja, a venda do automotor estará travada até as multas serem pagas;

  • Existem vantagens ao Consultar Multas de Veículos no Detran RS?


    A realidade do trânsito brasileiro deixa a muito a desejar, com a sinalização mal feita, nem sempre o motorista tem a informação de que está dirigindo em conformidade com as leis. Fique atento!


    Por isso e outras situações mencionadas neste posto, um motorista preocupado em andar nas conformidades da lei e consciente sempre faz a Consultar Multas de Veículos no Detran RS.