Como Descobrir Proprietário de um Carro Pela Placa

Assim como o RG funciona para identificar a pessoa, a placa nada mais é do que a identificação de um carro perante os órgãos de regulamentação. No entanto, localizar o dono de um veículo nem sempre é uma opção simples, principalmente em um País burocrático como o Brasil.

A localização do proprietário serve para te ajudar em diversos aspectos. Por exemplo, vamos imaginar que você deixou seu carro estacionado na garagem de um shopping e quando volta para ir embora percebe que o carro está amassado ou todo arranhando. Os seguranças do shopping conseguem localizar informações sobre a placa do veículo e você precisa agora chegar até o proprietário para responsabilizá-lo e pedir o conserto de seu automóvel.

O mesmo acontece quando se está na rua e você acaba atingido por um carro, que foge e não presta socorro ou não quer assumir a responsabilidade da batida. Normalmente no Boletim de Ocorrência você consegue apenas registrar a placa e a policia faz a consulta do proprietário, mas e se você não conseguir registrar o Boletim de Ocorrência?

A identificação do veículo ainda é usada em casos de acidentes nos quais um dos veículos foge sem prestar socorro as vítimas, o mais comum é que por meio de testemunhas ou radares possa ser encontrada a placa do veículo, que dará uma pista sobre o dono do veículo.

Como fazer a busca do proprietário de um carro pela placa

Pelo site do DETRAN de São Paulo é possível fazer a consulta por meio da placa e do RENAVAM, nas sedes do Detran de outros estados apenas o número da placa é necessário. O serviço esta disponibilizado tanto na internet (www.detran+sigla do estado onde mora+ gov.br) ou em qualquer unidade do DETRAN espalhada pelo País.

Para isso é preciso que você vá até o serviço de Consulta de Veículo e Consulta de Placa e consiga as informações básicas. Agora, se você precisar de informações complementares é preciso ir atrás de serviços especializados.

Serviços para consulta completa

No Brasil existem dezenas de empresas que disponibilizam o serviço de informações completa do proprietário de um carro apenas com a placa do veículo. Os valore variam de acordo com suas necessidades, com o estado em que o serviço é procurado e também com as empresas.

No País, oferecer algumas informações é contra a lei e por isso, é preciso ficar atento ao modo como você busca a informação. O melhor caminho é procurar as autoridades competentes com a placa do carro, explicar o motivo da busca ou até mesmo com o Boletim de Ocorrência e tentar assim encontrar as informações.

O mesmo acontece com despachantes em todo o território brasileiro. Basta chegar lá com o número da placa do veículo e pagar os honorários do agente, dessa maneira você conseguirá em poucas horas os dados que necessita.


Todos os dias nos deparamos com acidentes e incidentes no trânsito, o enorme fluxo no tráfego de carros nas ruas ocasionam alguns acontecimentos desconfortáveis, são muitas as pessoas que já tiveram diversos transtornos ou de alguma forma já foram vítima de algum motorista que bate no carro, segue em frente como se nada tivesse acontecido, ou até mesmo foge sem mesmo verificar se está tudo bem, e sem nem arcar com os prejuízos.

Presenciamos isso todos os dias, principalmente nas regiões metropolitanas, onde o volume de veículos é maior, para solucionar estes tipos de contratempos, saiba que é possível identificar esses condutores infratores através da consulta da placa.

São muitas as pessoas que não tem o mínimo de respeito e responsabilidade nas ruas, você deixa seu carro estacionado na garagem de um shopping ou na rua e quando volta para ir embora percebe que o carro está amassado ou arranhando. O estresse que dá passar por este tipo de situação é enorme, mas se você conseguir localizar informações sobre a placa do veículo, você poderá chegar até o proprietário para responsabilizá-lo e pedir o conserto de seu automóvel.

Os gastos com o conserto de um carro são absurdos e além dos danos materiais, a imprudência de muitas pessoas acaba ocasionando acidentes, e alguns nem sequer tem a preocupação de parar e prestar socorro.

Em muitos casos através do Boletim de Ocorrência, se você conseguir registrar a placa, a polícia faz a consulta do proprietário.

A placa de carro é um registro oficial, feito por órgãos de trânsito responsáveis que ligam o veículo ao seu proprietário, este documento traz dados importantes sobre o condutor o que, o leva a responsabilizar-se por cada infração ou violação que ele venha à ocasionar.

É por meio da consulta da placa que você tem acesso à informações importantes, como modelo, ano do veículo, nº do chassi e o nome do proprietário, dados estes que são essenciais para identificação do proprietário do carro.

Poder localizar este tipo de infratores poderá te ajudar em diversos aspectos, neste texto você terá um auxílio e saberá mais como é possível descobrir o proprietário de um carro pela consulta da placa.

'

Como descobrir proprietário do veículo


Diante de qualquer ocorrido procure anotar a placa do carro, com a placa do veículo será mais acessível conseguir as informações essenciais para tomar as medidas necessárias, no processo de localização do proprietário que você deseja encontrar.

Toda pessoa que pretende dirigir precisa, previamente retirar sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), esse registro não possui nenhum vínculo com seu veículo pessoal, mas cada carro precisa de um documento, e este documento contém muitas informações, tais como dados pessoais do condutor.

Então obtendo a placa do carro, chegar a essas informações é muito simples, por meio do sistema da DER, encarregada de oferecer multas de trânsitos de placas específicas, e a polícia também pode entrar facilmente em contato com tais dados.

Para conseguir alguns dados de um veículo, é necessário fazer a consulta da placa deste automóvel, somente com a placa você conseguirá identificar todas as informações fundamentais de um carro perante os órgãos de regulamentação. Mas, adquirir este tipo de informação não é assim tão fácil, e também não é disponibilizado em qualquer lugar, pois acima de tudo é necessário se manter a segurança do proprietário do carro.

A localização do proprietário serve para te ajudar em diversos aspectos, pois ninguém espera sair no prejuízo ainda mais quando é provocado por outra pessoa, e também quando este tipo de dano gerou um acidente mais grave. A identificação do veículo é usada também em casos de acidentes em que um dos veículos foge sem prestar socorro as vítimas, o mais comum é que por meio de testemunhas ou radares possa ser encontrada a placa do veículo, na qual dará uma pista sobre o dono do veículo.

De modo geral, é possível conferir quem é o dono do veículo pela placa ao entrar no site do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) do seu estado. Procure a guia ‘Consulta de Veículo por Placa’ e, posteriormente, informe a placa em questão. O site nacional do órgão está disponível em http://www.denatran.gov.br/

Pelo site do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) você também consegue fazer a Consulta de proprietário
por meio da placa e do RENAVAM, esta consulta é um pouco mais burocrática, mas a melhor opção é sempre procurar as autoridades competentes com a placa do veículo, explique o motivo da busca ou se tiver também o Boletim de Ocorrência, e tente encontrar as informações.

Na página do DETRAN com esses dados, o sistema também informa ao solicitante se existem multas e impostos pendentes, além de restrições administrativas. É possível saber se há queixa de furto,roubo ou envolvimento em processos judiciais. Já o acesso as informações do proprietário são protegidas.

Através do website Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) você também consegue algumas informações simples do carro, que permite ao cidadão consultar a situação de roubo ou furto de qualquer veículo do Brasil. Digitando a placa no campo indicado na página do Sinesp o solicitante recebe dados para saber se a situação do carro está legal, modelo, cor, ano do automóvel e também os último números do chassi para fazer a verificação do mesmo. As informações são consultadas diretamente no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), conforme parceria entre o órgão e o Ministério da Justiça.

Existem muitos sites e aplicativos que oferecem informações completas do proprietário, alguns oferecem o serviço de graça, mas fique atento, pois é contra a lei oferecer certos tipos de dados, a consulta de maiores informações sobre o dono do veículo envolve questões sérias de segurança, tome cuidado com o modo que você deseja fazer essa pesquisa.
'

Passo a passo de como conseguir a identificação do dono pela consulta da placa


Para iniciar o procedimento de consulta do proprietário do automóvel é necessário ter em mãos o número da placa e procurar um despachante, com este serviço é possível receber o documento na hora. Este procedimento não é gratuito.

Dirija-se ao Detran e solicite a certidão de propriedade do veículo, demora aproximadamente 3 dias para ficar pronto, esse serviço custará uma taxa que pode variar de acordo com o seu estado.

Se o ocorrido for mais grave que uma batida, com todas as informações, compareça até um Departamento de Polícia mais perto e registre um boletim de ocorrência, o policial prestará as providências necessárias, para chegar até o condutor que lhe causou dano.

Como alguns veículos são financiados e muitos no nome do banco, para identificar o real proprietário ou condutor do veículo, é preciso entrar com suporte judicial, por meio de um B.O – Boletim de Ocorrência. Com esse documento você poderá obter, junto ao órgão de trânsito local, as informações sobre o dono do veículo.

Consulta de placa para compra de veículos


Muitos buscam ter este tipo de informação do dono do carro, por ser útil também em outros motivos, como: compra e venda, muitas pessoas compram carro e vendem sem transferir para a pessoa certa ou não avisam os tipos de problemas já ocorridos com o automóvel no passado.

Escolher comprar um carro usado, é a opção de muitos, por ser mais barato do que adquirir um novo. Mas, às vezes, o barato pode sair caro e também ser bem arriscado. Um carro usado pode ter passado por diversos problemas, como colisões, enchentes e furtos, suas cicatrizes anteriores podem ser pagadas por serviços realizados em oficinas ou martelinhos de ouro, e assim não deixam nemhum rastro de que aquele carro foi submetido a vários processos de recuperação.

Para evitar dores de cabeça no futuro com a transação, o comprador pode se proteger de algumas maneiras. Uma delas é checar os registros do veículo para ter certeza de que não está comprando um carro com ocorrências de furto ou roubo, multas ativas ou outros problemas judiciais.

Pesquisas afirmam que cerca de 350.000 veículos são roubados ou furtados no Brasil a cada ano, por isso, sempre se faz necessário ter algumas precauções antes de comprar um veículo, principalmente, se ele for usado.

E a preocupação não pode se limitar apenas na aparência e na mecânica do carro, existem outros detalhes que devem ser levados em conta antes de fechar o negócio. A verificação da documentação do veículo é muito importante para evitar qualquer contratempo.

Para assegurar o interessado na compra, o futuro proprietário do veículo também pode solicitar numa unidade do Detran o extrato da situação do veículo. Certifique-se no site do Detran se a placa do carro é verdadeira e se não há pendências como multas a serem pagas.

Em alguns casos ocorre a perda do contato direto com o proprietário do veículo, então conseguir essas informações, podem ajudar você a chegar até o proprietário e regularizar o documento do veículo, na pior das hipóteses, o endereço pode estar desatualizado.

Utilizando as dicas deste texto fazendo a consulta de placa, você vai se prevenir de perder dinheiro no seu investimento na compra do seu carro.
'

Benefícios na Consulta de Proprietário do Veículo pela placa